Capilaroscopia

Procedimentos

Capilaroscopia

A capilaroscopia periungueal é um método seguro e não invasivo indicado para investigação do Fenômeno de Raynaud, hipertensão arterial pulmonar idiopática, miopatias inflamatórias (dermatomiosite e polimiosite) e  em outras doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico e doença mista do tecido conjuntivo.

Através de um microscópio específico,  o objetivo do exame é visualizar os pequenos vasos (chamados capilares) presentes nas cutículas. A quantidade, o formato e as alterações presentes nos capilares são capazes de direcionar o diagnóstico, prognóstico e tratamento nos pacientes examinados.

A principal indicação é a investigação do fenômeno de Raynaud, que é uma alteração do fluxo sanguíneo das extremidades (mãos e pés) que pode estar presente em indivíduos saudáveis ou estar relacionada às doenças autoimunes, especialmente a esclerose sistêmica e doença mista do tecido conjuntivo. A capilaroscopia é uma informação valiosa nesse caso, já que ajuda o médico a diferenciar se o fenômeno de Raynaud está associado ou não a achados sugestivos de doenças autoimunes e é um dos exames que mais precocemente se altera nessas doenças, permitindo ao médico planejar melhor o tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Reumatologia, todo paciente com fenômeno de Raynaud deve fazer a capilaroscopia.

A Reuma é a única clínica que dispõe deste exame no estado do Espírito Santo, e o exame é feito pelos reumatologistas Dr. José Eduardo Miguel Assad e Dra. Valeria Valim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.