Biopsia de glândula salivar menor

Procedimentos

Biopsia de glândula salivar menor

Este procedimento é realizado por médico ou dentista, em caráter ambulatorial, com o objetivo de enviar amostras de glândulas salivares menores localizadas na parte interna do lábio inferior para análise histopatológica. É muito utilizada para diagnóstico da Síndrome de Sjogren, principalmente em pacientes que possuem anticorpos específicos negativos.

Quando comparada a outras glândulas salivares, a biópsia de glândula salivar menor é mais acessível, permitindo técnica menos invasiva, com adequada coleta de material e possibilita medir o grau de lesão tecidual.

A técnica consiste na palpação das glândulas na parte interna do lábio inferior, seguida de anestesia por bloqueio mentoniano. É feita uma pequena incisão de 0,5 a 1 cm com retirada de 4 a 6 glândulas salivares menores, sem retirada de mucosa labial, seguida de sutura simples. O material é fixado no formol e enviado para análise histopatológica. Essa técnica produz mínimo sangramento e, quando realizada por profissionais treinados, raramente produz complicações.

Nossa clínica possui dois especialistas em Síndrome de Sjogren habilitados para realização dessa biópsia, através dessa técnica pouco invasiva, ambos pertencentes à Comissão de Síndrome de Sjogren da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.